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QUESTÃO #2954 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
São práticas de uma Instituição Financeira no acolhimento de propostas de Financiamento Imobiliário:
I. Ofertar descontos na taxa de financiamento somente para correntista da Instituição Financeira.
II. Oferecer a opção de débito automático das prestações do Financiamento Imobiliário em Conta de Poupança para não correntistas, mas exigir depósito mínimo para abertura de contas da espécie.
Em relação ao Código de Defesa do Consumidor:
QUESTÃO #2955 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Uma instituição financeira é multada por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, pois ficou comprovado vício do serviço prestado por intermédio de seu preposto. Nesse caso, é correto afirmar que essa instituição:
QUESTÃO #2956 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
O Conselho Monetário Nacional disciplinou, pela Resolução 4.860/2020, a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, determinando que:
I. A constituição de ouvidoria é obrigatória por todas as instituições financeiras.
II. O componente organizacional de ouvidoria deve ser constituído pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil que tenham clientes pessoas naturais ou pessoas jurídicas classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte.
III. A estrutura da ouvidoria deve ser compatível com a natureza e a complexidade dos produtos, serviços, atividades, processos e sistemas de cada instituição.
Está correto o que se afirma em:
QUESTÃO #2957 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
As Instituições Financeiras deverão dar amplo conhecimento sobre a existência da Ouvidoria, obrigatoriamente mediante a divulgação:
QUESTÃO #2958 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Cooperativa de Crédito Habitacional divulga em material publicitário seu acesso ao financiamento imobiliário no âmbito do SFH, com financiamento de 80% do imóvel em parcelas iguais e sucessivas. Consta ainda o telefone do SAC e da Ouvidoria, ambos com chamadas gratuitas para os demandantes. As ocorrências para Ouvidoria serão redirecionadas a uma Cooperativa Central, localizada em outra unidade da Federação e da qual não é afiliada. A atuação da cooperativa:
QUESTÃO #2960 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Ouvidoria de Banco Múltiplo com carteira de crédito imobiliário apresenta as seguintes características:
I. Acesso exclusivo através de ligação telefônica gratuita.
II. Estrutura organizacional única e compartilhada com outras unidades do Conglomerado.
III. Vinculada administrativamente à unidade de Auditoria Interna e indiretamente ao Conselho de Administração.
São características compatíveis com a regulamentação da Ouvidoria apenas aquelas descritas em:
QUESTÃO #2962 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Considere as seguintes afirmativas relacionadas à atividade de Ouvidoria em instituições financeiras.
I. Deverão dar ampla divulgação sobre a existência da ouvidoria, inclusive por meio dos canais de comunicação utilizados para difundir seus produtos e serviços, bem como de informações completas acerca da sua finalidade e forma de utilização.
II. Devem garantir o acesso gratuito dos clientes e usuários de produtos e serviços ao atendimento da ouvidoria, por meio de canais ágeis e eficazes.
III. Os bancos comerciais sob controle direto de bolsas de mercadorias e de futuros que operem exclusivamente no desempenho de funções de liquidante e custodiante central das operações cursadas devem seguir as mesmas exigências com relação à Ouvidoria que os demais bancos.
Está correto o que se afirma apenas em:
QUESTÃO #2964 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Sobre a defesa do consumidor de produtos e serviços em Instituição Financeira, são requeridos (as):
I. Solicitação ou autorização expressa do cliente ou usuário para encaminhamento de instrumento de pagamento ao seu domicílio;
II. Fornecimento tempestivo ao cliente ou usuário de contratos, recibos, extratos comprovantes e outros documentos relativos a operações e a serviços;
III. Disponibilizar aos clientes e usuários acessos aos canais de atendimento tradicionais, inclusive guichês de caixa, mesmo se tratando de convênios ou cláusulas contratuais que prevejam canais de atendimentos específicos.
Estão corretas as afirmativas:
QUESTÃO #2965 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Sobre o atendimento prestado pela ouvidoria, é correto afirmar que:
QUESTÃO #2966 - Módulo Aneps - PLDFT - Módulo 04 - Ética nos Negócios
Considere as seguintes atribuições de uma ouvidoria:
I. Informar o prazo para resposta final.
II. Identificar o serviço com um protocolo de atendimento.
III. Reduzir o valor das tarifas bancárias.
São verdadeiras atribuições de uma ouvidoria apenas aquelas descritas em:
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