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  • Questão #2968

    É vedado às Instituições Financeiras firmarem convênios para compartilhamento e utilização de estrutura de Ouvidoria mantida:

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  • Questão #2976

    Cliente apresentou à Instituição Financeira proposta de financiamento no âmbito do SFH de 90% do valor do imóvel e garantia de alienação fiduciária. Ao ter sua proposta negada, abriu reclamação junto ao SAC da Instituição e, não obtendo êxito, apelou à Ouvidoria, que pode fixar um prazo máximo para solução definitiva da ocorrência de até:

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  • Questão #2966

    Considere as seguintes atribuições de uma ouvidoria:
    I. Informar o prazo para resposta final.
    II. Identificar o serviço com um protocolo de atendimento.
    III. Reduzir o valor das tarifas bancárias.

    São verdadeiras atribuições de uma ouvidoria apenas aquelas descritas em:

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  • Questão #2970

    Sobre ouvidoria e suas características são feitas duas afirmativas:
    I. A estrutura da ouvidoria deve ser a mesma para todas as organizações;
    II. A ouvidoria deve fazer parte do mesmo ramo organizacional que a auditoria interna;

    Essas afirmativas são respectivamente:

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  • Questão #2975

    O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação ______, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. As empresas devem garantir o acesso _______ dos clientes e usuários de produtos e serviços ao atendimento da ouvidoria. As palavras que melhor preenchem as lacunas são:

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  • Questão #2971

    Em quais canais de comunicação de um banco devem se disseminar a sua ouvidoria:

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  • Questão #2965

    Sobre o atendimento prestado pela ouvidoria, é correto afirmar que:

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  • Questão #2969

    Uma das atribuições da ouvidoria é passar para os clientes um prazo de resposta final. Esse prazo não pode ser maior que quantos dias corridos:

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  • Questão #2967

    Cliente se dirige a uma agência para efetuar um pagamento de cobrança bancária, quando se depara com um aviso fixado na porta giratória de que, como resultado de recente restruturação, a agência foi transformada, a partir daquela data, numa unidade de atendimento exclusivamente eletrônica. O cliente sempre efetuou pagamentos do mesmo convênio de cobrança através dos guichês de caixa na referida agência. O funcionário do banco alegou não ter mais autorização para recebimento do boleto e não disponibilizou informações adicionais ao cliente. Deve a Instituição Financeira:

    I. Assegurar atendimento convencional, inclusive guichês de caixa, pelo prazo mínimo de trinta dias após a restruturação.
    II. Fixar na dependência, em local visível e em formato legível, informações sobre recusas à realização de pagamentos, inclusive de cobrança.
    III. Manter o atendimento convencional na dependência, inclusive guichês de caixa, ao menos para o recebimento de documentos relativos aos convênios que não prevejam canais de atendimento eletrônicos.

    Estão corretas as afirmativas:

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