1 / 20

00:00

  • Questão #2968

    É vedado às Instituições Financeiras firmarem convênios para compartilhamento e utilização de estrutura de Ouvidoria mantida:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2962

    Considere as seguintes afirmativas relacionadas à atividade de Ouvidoria em instituições financeiras. 

    I. Deverão dar ampla divulgação sobre a existência da ouvidoria, inclusive por meio dos canais de comunicação utilizados para difundir seus produtos e serviços, bem como de informações completas acerca da sua finalidade e forma de utilização.
    II. Devem garantir o acesso gratuito dos clientes e usuários de produtos e serviços ao atendimento da ouvidoria, por meio de canais ágeis e eficazes.
    III. Os bancos comerciais sob controle direto de bolsas de mercadorias e de futuros que operem exclusivamente no desempenho de funções de liquidante e custodiante central das operações cursadas devem seguir as mesmas exigências com relação à Ouvidoria que os demais bancos. 

    Está correto o que se afirma apenas em: 

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2954

    São práticas de uma Instituição Financeira no acolhimento de propostas de Financiamento Imobiliário:

    I. Ofertar descontos na taxa de financiamento somente para correntista da Instituição Financeira.
    II. Oferecer a opção de débito automático das prestações do Financiamento Imobiliário em Conta de Poupança para não correntistas, mas exigir depósito mínimo para abertura de contas da espécie.

    Em relação ao Código de Defesa do Consumidor:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2956

    O Conselho Monetário Nacional disciplinou, pela Resolução 4.433/2015, a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, determinando que:

    I. A constituição de ouvidoria é obrigatória por todas as instituições financeiras.
    II. O componente organizacional de ouvidoria deve ser constituído pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil que tenham clientes pessoas naturais ou pessoas jurídicas classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte.
    III. A estrutura da ouvidoria deve ser compatível com a natureza e a complexidade dos produtos, serviços, atividades, processos e sistemas de cada instituição.

    Está correto o que se afirma em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2946

    Sobre a responsabilidade por dano ao consumidor decorrente de defeito ou vício de produto e de serviço, assinale a alternativa INCORRETA:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2967

    Cliente se dirige a uma agência para efetuar um pagamento de cobrança bancária, quando se depara com um aviso fixado na porta giratória de que, como resultado de recente restruturação, a agência foi transformada, a partir daquela data, numa unidade de atendimento exclusivamente eletrônica. O cliente sempre efetuou pagamentos do mesmo convênio de cobrança através dos guichês de caixa na referida agência. O funcionário do banco alegou não ter mais autorização para recebimento do boleto e não disponibilizou informações adicionais ao cliente. Deve a Instituição Financeira:

    I. Assegurar atendimento convencional, inclusive guichês de caixa, pelo prazo mínimo de trinta dias após a restruturação.
    II. Fixar na dependência, em local visível e em formato legível, informações sobre recusas à realização de pagamentos, inclusive de cobrança.
    III. Manter o atendimento convencional na dependência, inclusive guichês de caixa, ao menos para o recebimento de documentos relativos aos convênios que não prevejam canais de atendimento eletrônicos.

    Estão corretas as afirmativas:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2949

    Sociedade de Crédito Imobiliário sofre com severas perdas em seus investimentos e com um grande número de ações judiciais por não cumprimento de compromissos contratuais. Em relação ao Código de Defesa Consumidor, a empresa é passível de ter sua personalidade jurídica desconsiderada, caso se comprove que:

    I. A Sociedade infringiu a lei, ainda que seu patrimônio seja suficiente a honrar as obrigações.
    II. O patrimônio da Sociedade é insuficiente a honrar as obrigações, independentemente da culpa dos seus dirigentes.
    III. O patrimônio da Sociedade é insuficiente a honrar as obrigações em decorrência de má administração. 

    Pode-se considerar corretas apenas as situações descritas em:

     

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2938

    Panfleto publicitário de Instituição Financeira divulga taxas de Financiamento Imobiliário “a partir de 0,75% a.m”, com a seguinte observação de rodapé: “Financiamento para clientes que atendam todos os requisitos para concessão do crédito. Maiores informações, procure a agência mais próxima”. Quando compareceu a uma agência, munido da referida peça, pleiteante foi informado que a taxa ofertada é concedida apenas para correntistas que recebem salário através da Instituição. Para não correntistas, que é o caso do solicitante, a menor taxa mensal é de 1%. Advogado consultado considera a publicidade:

    I. Enganosa, pois a peça induz a erro a respeito da taxa incidente sobre o financiamento.
    II. Abusiva, pois a publicidade discrimina os não-correntistas da Instituição Financeira.

    Sobre as considerações do advogado:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2955

    Uma instituição financeira é multada por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, pois ficou comprovado vício do serviço prestado por intermédio de seu preposto. Nesse caso, é correto afirmar que essa instituição:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2944

    Interessado em imóvel residencial opta em contratar engenheiro avaliador a fim de amparar uma proposta de aquisição. O imóvel foi avaliado por R$ 1 milhão, o que remeteu o cliente a propor R$ 800 mil ao vendedor, preço este aceito e objeto de um contrato de compra e venda formalizado entre as partes. Solicitando financiar parte do valor do imóvel, o cliente foi surpreendido com uma avaliação realizada por profissional credenciado pela Instituição Financeira, onde constava um valor de R$ 700 mil para o imóvel. Ao ser confrontado com a divergência, o engenheiro contratado pelo cliente demonstrou que ambas as avaliações usaram o mesmo método comparativo, mas que o profissional credenciado teve acesso a um banco de dados mais moderno. Sentindo-se prejudicado, o cliente acionou judicialmente o engenheiro, requerendo reparação no âmbito do Código de Defesa do Consumidor. O desfecho mais provável para o litígio será a:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2941

    O seu gerente de banco pratica um ato ilícito sem que você ou o banco em que ele trabalhe saibam dessa atitude. Tempos depois, você descobre isso e resolve entrar com um processo, que deverá ser endereçado:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2970

    Sobre ouvidoria e suas características são feitas duas afirmativas:
    I. A estrutura da ouvidoria deve ser a mesma para todas as organizações;
    II. A ouvidoria deve fazer parte do mesmo ramo organizacional que a auditoria interna;

    Essas afirmativas são respectivamente:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2951

    Cliente verifica em sua conta, cento e vinte dias após a liquidação a antecipada de seu Financiamento Imobiliário, um lançamento a débito de R$ 100,00, intitulado “Tarifa de Liquidação de Contrato”. Imediatamente reclamou junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC da Instituição Financeira, alegando que não estava ciente de tal cobrança quando solicitou a liquidação. Decorridos quinze dias, empresa respondeu alegando que a tarifa é devida. Decorridos exatos cinco anos e cinco dias desde o débito, cliente toma conhecimento de que tal cobrança está em desacordo com a Resolução 3.517/2007 do Conselho Monetário Nacional. Ao ser consultado sobre seus direitos no âmbito do Código de Direito do Consumidor, advogado tece os seguintes comentários:

    I. O direito do cliente de reclamar junto à Instituição Financeira prescreveu em noventa dias desde o débito da tarifa, pois a cobrança indevida pode ser considerada um vício aparente e de fácil constatação.
    II. O cliente detém o direito de ir à Justiça para buscar reparação tão logo ter tomado conhecimento da Resolução do CMN, pois o tempo decorrido para resposta da reclamação adiou o prazo para a decadência do seu direito de agir.

    Sobre as considerações do advogado do cliente:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2940

    Instituição Financeira com carteira de Financiamento Imobiliário foi condenada, no âmbito de Ação Civil Pública, por venda casada quando da obrigatoriedade de contratação de seguros de Danos Físicos ao Imóvel – DFI por seguradora coligada da própria Instituição Financeira. Considerando que a prática não se restringiu a um fato isolado, mas de conduta reiterada, a Instituição, assim como seus dirigentes, estão administrativamente sujeitos a:

    I. Multa pecuniária
    II. Prestação de serviços à comunidade
    III. Suspensão da concessão de novos financiamentos
    IV. Imposição de contrapropaganda

    Pode-se considerar previstas apenas as penalidades descritas em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2958

    Cooperativa de Crédito Habitacional divulga em material publicitário seu acesso ao financiamento imobiliário no âmbito do SFH, com financiamento de 80% do imóvel em parcelas iguais e sucessivas. Consta ainda o telefone do SAC e da Ouvidoria, ambos com chamadas gratuitas para os demandantes. As ocorrências para Ouvidoria serão redirecionadas a uma Cooperativa Central, localizada em outra unidade da Federação e da qual não é afiliada. A atuação da cooperativa:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2965

    Sobre o atendimento prestado pela ouvidoria, é correto afirmar que:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2971

    Em quais canais de comunicação de um banco devem se disseminar a sua ouvidoria:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2953

    Considere as seguintes definições quanto à responsabilidade por vício do produto e do serviço:

    I. Os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária.
    II. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária.
    III. A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.

    Está correto o que se afirma em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2945

    Considere as seguintes afirmativas relacionadas a possíveis responsáveis por vícios em produtos de consumo, sejam eles duráveis ou não.

    I. Todos os fornecedores envolvidos na relação de consumo respondem solidariamente.
    II. Cada fornecedor que participou da relação de consumo poderá ser responsabilizado isoladamente perante o consumidor.
    III. No caso de vícios no serviço, o fornecedor também será responsabilizado.

    De acordo com o estipulado no Código de Defesa do Consumidor, está correto o que se afirma apenas em: 

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2959

    A instituição deve manter sistema de informações e de controle das demandas recebidas pela ouvidoria, que visem registrar o histórico de atendimentos, as informações utilizadas na análise e as providências adotadas, bem, como controlar o prazo de resposta. O sistema de informações e de controle, devem permanecer registradas pelo prazo mínimo de:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA