1 / 20

00:00

  • Questão #2964

     Sobre a defesa do consumidor de produtos e serviços em Instituição Financeira, são requeridos (as):

    I. Solicitação ou autorização expressa do cliente ou usuário para encaminhamento de instrumento de pagamento ao seu domicílio;
    II. Fornecimento tempestivo ao cliente ou usuário de contratos, recibos, extratos comprovantes e outros documentos relativos a operações e a serviços;
    III. Disponibilizar aos clientes e usuários acessos aos canais de atendimento tradicionais, inclusive guichês de caixa, mesmo se tratando de convênios ou cláusulas contratuais que prevejam canais de atendimentos específicos.

    Estão corretas as afirmativas:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2947

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não é considerada uma prática abusiva:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2971

    Em quais canais de comunicação de um banco devem se disseminar a sua ouvidoria:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2960

    Ouvidoria de Banco Múltiplo com carteira de crédito imobiliário apresenta as seguintes características:
    I. Acesso exclusivo através de ligação telefônica gratuita.
    II. Estrutura organizacional única e compartilhada com outras unidades do Conglomerado.
    III. Vinculada administrativamente à unidade de Auditoria Interna e indiretamente ao Conselho de Administração.

    São características compatíveis com a regulamentação da Ouvidoria apenas aquelas descritas em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2943

    Para o direito consumerista é considerado consumidor:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2968

    É vedado às Instituições Financeiras firmarem convênios para compartilhamento e utilização de estrutura de Ouvidoria mantida:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2938

    Panfleto publicitário de Instituição Financeira divulga taxas de Financiamento Imobiliário “a partir de 0,75% a.m”, com a seguinte observação de rodapé: “Financiamento para clientes que atendam todos os requisitos para concessão do crédito. Maiores informações, procure a agência mais próxima”. Quando compareceu a uma agência, munido da referida peça, pleiteante foi informado que a taxa ofertada é concedida apenas para correntistas que recebem salário através da Instituição. Para não correntistas, que é o caso do solicitante, a menor taxa mensal é de 1%. Advogado consultado considera a publicidade:

    I. Enganosa, pois a peça induz a erro a respeito da taxa incidente sobre o financiamento.
    II. Abusiva, pois a publicidade discrimina os não-correntistas da Instituição Financeira.

    Sobre as considerações do advogado:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2937

    Ao efetuar a compra de um apartamento, um cliente não percebeu no contrato uma cláusula de reajuste em que as prestações são acrescidas de forma abusivas. De acordo com o código de Defesa do Consumidor, o cliente:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2975

    O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação ______, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. As empresas devem garantir o acesso _______ dos clientes e usuários de produtos e serviços ao atendimento da ouvidoria. As palavras que melhor preenchem as lacunas são:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2965

    Sobre o atendimento prestado pela ouvidoria, é correto afirmar que:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2949

    Sociedade de Crédito Imobiliário sofre com severas perdas em seus investimentos e com um grande número de ações judiciais por não cumprimento de compromissos contratuais. Em relação ao Código de Defesa Consumidor, a empresa é passível de ter sua personalidade jurídica desconsiderada, caso se comprove que:

    I. A Sociedade infringiu a lei, ainda que seu patrimônio seja suficiente a honrar as obrigações.
    II. O patrimônio da Sociedade é insuficiente a honrar as obrigações, independentemente da culpa dos seus dirigentes.
    III. O patrimônio da Sociedade é insuficiente a honrar as obrigações em decorrência de má administração. 

    Pode-se considerar corretas apenas as situações descritas em:

     

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2956

    O Conselho Monetário Nacional disciplinou, pela Resolução 4.433/2015, a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, determinando que:

    I. A constituição de ouvidoria é obrigatória por todas as instituições financeiras.
    II. O componente organizacional de ouvidoria deve ser constituído pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil que tenham clientes pessoas naturais ou pessoas jurídicas classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte.
    III. A estrutura da ouvidoria deve ser compatível com a natureza e a complexidade dos produtos, serviços, atividades, processos e sistemas de cada instituição.

    Está correto o que se afirma em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2976

    Cliente apresentou à Instituição Financeira proposta de financiamento no âmbito do SFH de 90% do valor do imóvel e garantia de alienação fiduciária. Ao ter sua proposta negada, abriu reclamação junto ao SAC da Instituição e, não obtendo êxito, apelou à Ouvidoria, que pode fixar um prazo máximo para solução definitiva da ocorrência de até:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2963

    Considere as seguintes afirmativas:

    I. Condução apenas de ocorrências que não foram solucionadas no atendimento habitual.
    II. Elaborar relatório de suas atividades e encaminhá-lo ao Conselho de Administração ao final de cada ano.
    III. Manter os relatórios de atividades arquivados e à disposição do Bacen pelo prazo mínimo de cinco anos.

    São atribuições da Ouvidoria em Instituições Financeiras apenas aquelas descritas em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2948

    O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

    I. 30 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; e em 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
    II. 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; e em 30 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
    III. 60 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; e em 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

    Nos termos definidos pelo Código de Defesa do Consumidor, está correto o que se afirma em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2959

    A instituição deve manter sistema de informações e de controle das demandas recebidas pela ouvidoria, que visem registrar o histórico de atendimentos, as informações utilizadas na análise e as providências adotadas, bem, como controlar o prazo de resposta. O sistema de informações e de controle, devem permanecer registradas pelo prazo mínimo de:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2954

    São práticas de uma Instituição Financeira no acolhimento de propostas de Financiamento Imobiliário:

    I. Ofertar descontos na taxa de financiamento somente para correntista da Instituição Financeira.
    II. Oferecer a opção de débito automático das prestações do Financiamento Imobiliário em Conta de Poupança para não correntistas, mas exigir depósito mínimo para abertura de contas da espécie.

    Em relação ao Código de Defesa do Consumidor:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2955

    Uma instituição financeira é multada por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, pois ficou comprovado vício do serviço prestado por intermédio de seu preposto. Nesse caso, é correto afirmar que essa instituição:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2940

    Instituição Financeira com carteira de Financiamento Imobiliário foi condenada, no âmbito de Ação Civil Pública, por venda casada quando da obrigatoriedade de contratação de seguros de Danos Físicos ao Imóvel – DFI por seguradora coligada da própria Instituição Financeira. Considerando que a prática não se restringiu a um fato isolado, mas de conduta reiterada, a Instituição, assim como seus dirigentes, estão administrativamente sujeitos a:

    I. Multa pecuniária
    II. Prestação de serviços à comunidade
    III. Suspensão da concessão de novos financiamentos
    IV. Imposição de contrapropaganda

    Pode-se considerar previstas apenas as penalidades descritas em:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
  • Questão #2970

    Sobre ouvidoria e suas características são feitas duas afirmativas:
    I. A estrutura da ouvidoria deve ser a mesma para todas as organizações;
    II. A ouvidoria deve fazer parte do mesmo ramo organizacional que a auditoria interna;

    Essas afirmativas são respectivamente:

    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA
    • PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU
      OPS, REVEJA SUA RESPOSTA